domingo, 22 de agosto de 2010

PGRSS/HUCAM no "EM MOVIMENTO" da Tv Gazeta

Nesta sexta-feira (20 de agosto) a equipe do "EM MOVIMENTO" passou no HUCAM para filmar nosso trabalho com o gerenciamento de resíduos no HUCAM para o quadro "MOVIMENTO SUSTENTÁVEL".
Então não percam, sábado (28 de agosto de 2010) lá pelas 13h, PGRSS/HUCAM no "EM MOVIMENTO" da Tv Gazeta.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Quem sabe a pilha virou um sapo [2]

O projeto dos sapinhos segue e já estamos semeando-os para doar as mudas.

O plantio de árvores é, sem dúvidas importante, todavia, não se deve esquecer do risco da água parada: a dengue. O pratinho das plantas deve sempre conter areia, ou no caso de nossas mudas, a água excessiva fica confinada no compartimento de baixo da garrafa, ambiente longe do contato com os mosquitos.

Tratamento de efluentes hospitalares

Efluentes hospitalares podem representar riscos à saúde pública se atingirem o sistema de abastecimento ou o meio ambiente sem um tratamento prévio. Além de apresentarem grandes concentrações de medicamentos (como antibióticos e quimioterápicos) excretadas pelas vias urinária e fecal de pacientes ainda com atividade e excessivos desinfetantes, os efluentes hospitalares caracterizam-se como possíveis veículos de disseminação de inúmeros microrganismos patogênicos (bactérias, protozoários, fungos, vírus e até mesmo príons). Sendo assim, quando não tratados são importantes contaminantes de mananciais de água potável e podem ampliar as variações de cepas multirresistentes a antibióticos.
Portanto, resíduos sólidos e efluentes de origem hospitalar devem ser sempre tratados com especial atenção, com vistas à não disseminação de agentes infecciosos no ambiente.

Tendo em vista esse cenário, o PGRSSHUCAM aliado ao Prof . Dr Sérvio Túlio (do Deptº de Engenharia Ambiental da UFES) estamos tentando iniciar um projeto que contemple com o tratamento dos efluentes gerados nesta instituição.

Esperamos que, em breve, tudo esteja funcionando, já que será um grande passo não só para o HUCAM como para o meio ambiente e a saúde da população, em geral.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Reciclagem de vidros

Após os papelões [estes são doados para Associação dos Catadores de Material Reciclável do Espírito Santo (Ascamares), basta deixá-los próximo a lavanderia que estes são recolhidos] e as pilhas (trocadas no Museu do Telefone pelos sapinhos com sementes), agora o PGRSS/HUCAM inicia a campanha de reciclagem de vidros.


Vidro é um produto mineral (mistura de óxidos, sendo o principal o óxido de silício ou sílica) que NÃO se degrada naturalmente no meio ambiente. No entanto, o vidro pode ser triturado, fundido, remodulado e utilizado novamente para os mais diversos fins.

Traga os vidros da sua casa e do seu setor para o PGRSS/HUCAM, estes serão avaliados por uma empresa que fará doações de bens (como televisores e filtros) para o hospital de acordo com o valor do vidro a eles fornecido. Deste modo, é possível contribuir com o meio ambiente e melhorar nosso querido HUCAM para os funcionários e pacientes.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Nem tudo que reluz é ouro, nem todo resíduo hospitalar é perigoso

Agora que temos grandes colaboradores nas análises clínicas (agradecimentos a Maria Regina, Nilza, Altair, Zelina e todos mais), recolhemos garrafinhas de dextrose (o famoso suco excessivamente doce que o paciente pega quando está realizando o teste de glicose oral), as estantes plásticas de tubos de análise e outros plásticos que nunca entram em contato com nenhum contaminantes mas toda semana são descartados em grandes quantidades.
Mas como o "Reciclando com Arte" projeto do PGRSS/HUCAM damos uma nova vida a este material que deixa de ir para aterros sanitários e torna-se, por exemplo, este (modéstia parte) belo porta-treco.

Até a estampa é reciclada já que era de uma sacola da loja da Sanrio.