quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Curitiba é escolhida a cidade mais verde da América Latina

Não é nenhum segredo minha paixão pelo sul do país e, mais especificamente, pelo Paraná, mas creio que seja um orgulho nacional, termos em primeiro lugar, entre outras 17 cidades da América Latina, Curitiba como cidade mais verde.
A capital do Paraná obteve, neste domingo, a distinção de metrópole mais verde entre outras 17 da América Latina, segundo um estudo sobre meio ambiente apresentado pela empresa alemã Siemens e a unidade de estudos da revista britânica "The Economist".
No marco da Cúpula Climática Mundial de Prefeitos (CCLIMA), realizada no México, se apresentou pela primeira vez o Green City Index (GCI) da América Latina, classificando Curitiba, com 1,7 milhão de habitantes, como a única cidade "muito acima" da média quanto a normas ambientais.

Seguida dela, no segundo dos cinco níveis, ficaram outro grupo de cidades como Bogotá, capital da Colômbia; e Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.

Resultados "aceitáveis" na classificação foram obtidos pela colombiana Medellín, Cidade do México, Puebla e Monterrey, Porto Alegre, Quito e Santiago do Chile, colocadas no terceiro nível.
O novo índice considerou as variáveis de eficiência energética e emissões de dióxido de carbono (CO2), uso do solo e edifícios, tráfego, resíduos, água, situação das águas residuais, qualidade do ar e agenda meio ambiental de Governo.

O GCI pretende se transformar em um indicador que ajude a conscientizar as autoridades municipais sobre as necessidades de desenvolver políticas sustentáveis, explicaram os responsáveis pelo estudo.

Esperamos que as demais cidades do Brasil trilhem o mesmo caminho de Curitiba, pois não faltam riquezas naturais no nosso país e queremos tê-las por MUITO tempo.

Fonte: Folha online

Nenhum comentário:

Postar um comentário