sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

MS: lixo hospitalar é colocado em lixeira comum

Uma moradora de Campo Grande (MS) registrou um funcionário de um laboratório de sua rua que deixou sacos de lixo hospitalar sem nenhum cuidado numa lixeira na calçada.

Ela então chamou a Vigilância Sanitária,e horas depois, a nossa equipe flagrou o funcionário de um laboratório saindo com sacos e deixando tudo na mesma lixeira. Ele fez isso duas vezes.

Os sacos pretos são só para disfarçar, dentro o conteúdo é outro, um saco plástico branco com a inscrição lixo hospitalar e, numa caixa, um pote cheio de agulhas e tubos de ensaio. Foram descartados também cateter para soro, gase e até restos de amostras para análises clínicas. A dona do laboratório, Maria Regina Gonzáles, não soube dizer por que o lixo foi para a rua. “Tem como se fosse uma casinha de cimento própria para ficar ali esperando a coleta de lixo hospitalar. O funcionário pode ter colocado na rua por engano”.

A lei que regula os serviços de saúde diz que é obrigação de quem presta serviço deixar o lixo com risco de contaminação num local construído só para isso, até que ele seja recolhido e destruído.

CASO tenha sido efetivamente um "engano" do funcionário, isso mostra a importancia do melhor treinamento dos funcionários a fim de evitar esse tipo de engano. Mas engano ou não, segundo a lei É RESPONSABILIDADE DO TÉCNICO RESPONSÁVEL.

Fonte: Jornal nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário