sábado, 10 de abril de 2010

Negligenciar resíduos causa catástrofes

Sabemos que a preocupação sempre foi o desenvolvimento independente de suas conseqüências, por isso, muito lixo foi produzido e, sem reciclagem, todo esse lixo foi encaminhado a aterros sanitários. No entanto, aterros não podem crescer indefinidamente horizontalmente, porque têm limitadas possibilidades de locação (não podem estar próximos a lençóis freáticos, regiões residenciais...),nem verticalmente. Então, qual a solução encontrada pelas autoridades que até então já não se preocupavam com o lixo? Transformar aquele aterro em uma região residencial para a população marginalizada.

O resultado desta “fórmula” agora todos já sabem.

Fonte da imagem: Terra

"Após a retirada de muito entulho e terra, os bombeiros encontraram esta manhã, no morro do Bumba, na região metropolitana de Niterói (RJ), os primeiros vestígios das casas que foram soterradas no deslizamento que ocorreu na noite da última quarta-feira (7). Na tarde desta sexta-feira (9), o governador Sérgio Cabral (PMDB) afirmou que o número de mortos no morro do Bumba pode chegar a 150. Um balanço divulgado pelo Corpo de Bombeiros mostra que subiu para 214 o número de mortos em todo os estado do Rio em consequência das chuvas. Niterói é o município com o maior número de vítimas --134." Fonte: Folha Online

Fonte da imagem: Terra

As autoridades afirmaram que não foi o fato de se tratar de uma região de aterro que causou o deslizamento, mas AGRAVOU a situação.

Até quando vamos ignorar a problemática dos resíduos e rever estas cenas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário