quarta-feira, 21 de abril de 2010

Quem disse que o o PET é o vilão?

Muito se fala do PET, afinal ele é utilizado por várias indústrias para armazenar produtos, pricipalmente a indústria de refrigerantes (entretanto nem toda garrafa de refrigenrante é PET, só as que têm o número 1 no rótulo), e, deste modo, formam-se montanhas de PET diariamente nos aterros (podendo levar mais de 100 anos para se decompor). No entanto, o plástico que forma o PET (Politereftalato de etileno) é termoplástico, ou seja, pode ser reprocessado e modulado para formar novos produtos, além de poder ser reciclado sem processos industriais.

Hoje já há roupas e bolsas de PET. Mas há outras formas curiosas e inteligentes de reutilizar PET, como foi visto na última aula do VI Curso de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde.
Foto: Casa que utiliza garrafas PET ou até outros plásticos como tijolos. Uma nova possibilidade de construir sua casa com baixo custo.

Foto: A empresa Telhas Leve já comercializa telhas de PET. Apesar do metro quadrado de telha ser mais caro que o de cerâmica, gasta-se menos com a estrutura uma vez que a telha é mais leve. Logo, sai muito mais barato que o telhado de cerâmica. Vale ressaltar também que dura 5 vezes mais que o de cerâmica e resiste ao granizo.

Foto: É possível economizar energia elétrica e gastar menos com lâmpadas simplesmente utilizando garrafas PET com água. Tudo graças a refração da luz solar na água.

Foto: O chuveiro com água quente deixa de ser o vilão da conta de energia ao se utilizar a energia solar, todavia não é preciso gastar com painéis solares basta utilizar garrafas PET, caixas de leite vazias, tinta (Esmalte sintético preto fosco) e canos de PVC.

Foto: O artesanato com PET com a designer Michelle Brand também tem seu espaço.

Fotos acima: O Empório Ibrain Presilius faz puffs, camas e sofás criativos e de bom gosto a partir de PET. Vale conferir no site : http://loja.emporioibrainpresilius.com.br/.

Agora podemos mudar a história: "era uma vez uma garrafa PET, mal falada e discriminada. Um belo dia, ela encontrou sua fada madrinha e pode transforma-se em objetos úteis para a sociedade. Então, viveu feliz para sempre."

Nenhum comentário:

Postar um comentário